Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

A dura realidade do trabalho infantil no Brasil

Quase 14% das meninas entre 6 e 14 anos dizem trabalhar ou ter trabalhado para terceiros
De acordo com a Secretaria de Inspeção do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, desde o início do ano, auditores fiscais flagraram 3.432 crianças e jovens trabalhando em todo o Brasil. Os dados foram apresentados na última sexta-feira, e apesar de ser um número inferior ao registrado no ano passado, quando foram detectados 5.382 casos, representa a dificuldade do país em atingir a meta de erradicar o trabalho infantil até 2020. Como já havia sido verificado em 2013, a maioria das crianças flagradas trabalhando este ano possui entre 10 e 15 anos, sendo que 77 tinham entre 5 e 9 anos e uma delas, menos de 5 anos.

O que se torna mais preocupante em relação ao problema é o fato apontado por entidades envolvidas com a questão, no que diz respeito ao ritmo de detecção de flagrantes, que nem sempre condiz com a realidade verificado no dia-a-dia. Isso se deve principalmente a crianças exercendo atividades informais de forma velada, como o trabalho doméstico. Aspecto que reforça a necessidade do envolvimento do poder público e do setor privado no sentido de extirpar esse male do seio da sociedade. No último dia 10, por exemplo, a organização não governamental (ONG) Plan International divulgou resultado de uma pesquisa segundo a qual quase 14% das meninas brasileiras entre 6 e 14 anos dizem trabalhar ou já ter trabalhado para terceiros, revelando a completa violação dos direitos das crianças.
no Ceará, com base em dados de 2012 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o trabalho infantil é uma cruel realidade para 173.433 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. Nesse sentido não pode ser esquecida a atuação de entidades como o Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-Ce) e a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará, que desenvolvem iniciativas exemplares no combate ao problema. De toda forma, vê-se o quanto ainda precisa ser feito diante do que é vivenciado atualmente.

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2014/09/15/noticiasjornalopiniao,3314753/a-dura-realidade-do-trabalho-infantil-no-brasil.shtml

Nenhum comentário: