Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Conselheiros da OAB tentam barrar candidatura da filha de Fux ao TJ-RJ

O ministro do STF, segundo reportagem, tem feito campanha em favor da filha Marianna para o preenchimento da lista sêxtupla que será encaminhada ao Tribunal de Justiça do Rio. A escolha final caberá ao governador Pezão
Conselheiros da Ordem dos Advogados do Brasil-Secção Rio de Janeiro (OAB-Rio) pediram ontem a impugnação da candidatura da profissional do Direito, Marianna Fux, de 33 anos, para a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça fluminense. O questionamento foi assinado por 31 advogados dos 61 presentes à sessão realizada na sede da OAB, no Centro carioca. O conselho da Ordem é formado por 160 profissionais, entre titulares e suplentes. Marianna é filha do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Até que o caso de Marianna seja definido, todo o processo de indicação dos seis nomes que disputarão a vaga de desembargador do tribunal do Rio estará paralisado. Foi divulgado na imprensa que Luiz Fux tem feito campanha em favor da filha no preenchimento da lista sêxtupla, que será encaminhada pela OAB ao Tribunal de Justiça do Rio. O ministro chegou a conversar sobre a candidatura da filha com advogados e desembargadores da Justiça do Rio.
Incluindo Marianna, 38 candidatos se inscreveram para disputar a indicação para futuro desembargador. A vaga foi aberta com a aposentadoria do desembargador Adilson Macabu. De acordo com o processo de escolha, com a lista sêxtupla, definida pela OAB, o tribunal escolhe três nomes que serão encaminhados ao governador Luiz Fernando Pezão (PMDB). De posse dessa lista, o governador define o nome que ocupará o cargo.
Com a medida tomada pelos conselheiros, na próxima sessão, em 9 de outubro, o conselho escolherá um relator para analisar o caso de Marianna. Este advogado avaliará se a candidatura dela deve ou não ser impugnada. O tempo de paralisação de todo processo dependerá do período usado pelo advogado conselheiro para avaliar a situação.
Com isso, o processo iniciado em 26 de maio pode durar dois meses adicionais, tornando-se o mais longo para a definição da lista na OAB do Estado do Rio. Em média, a lista é enviada ao TJ do Rio em três meses. “Analisamos todas as 38 inscrições e observamos apenas critérios objetivos. A candidata em questão (Marianna Fux) não juntou toda a documentação necessária e ainda apresentou peças referentes à Justiça Federal quando ela deveria apresentar documentos referentes apenas à sua atuação junto ao Tribunal de Justiça do Rio. Então, entendemos que há problemas em sua inscrição”, afirmou o conselheiro Álvaro Quintão, que apresentou a petição na sessão da Ordem. (da agência Folhapress)

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/brasil/2014/09/26/noticiasjornalbrasil,3320761/conselheiros-da-oab-tentam-barrar-candidatura-da-filha-de-fux-ao-tj-rj.shtml

Nenhum comentário: