Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Fortaleza: Carga do Amazona reaparece

Peças de cristal, transportadas por navio que afundou na orla de Fortaleza há mais de 31 anos, são encontradas por pesquisadores. Em 1981, a carga do Amazona foi saqueada, depois de se espalhar pelas praias da avenida Leste-Oeste
Uma equipe de exploradores subaquáticos, coordenada pelo empresário Augusto César Bastos Barbosa, encontrou um contâiner com parte da carga do navio Amazona, que afundou na orla de Fortaleza em 1981. Quando aconteceu o naufrágio, nas proximidades do cais do Mucuripe, os ventos e a correnteza levaram a carga para o sentido Oeste. Parte do material ficou encalhado nas praias ao longo da avenida Leste-Oeste.
O contêiner, localizado a cerca de cinco metros de profundidade, contém centenas das peças de cristal, como cinzeiros, saladeiras, petisqueiras e plataformas para bolo. Além desse material, navio transportava toras de madeira e chapas de compensado.
 “Navio afunda na enseada do Mucuripe”, foi a manchete do O POVO no dia 3 de novembro de 1981, que acompanhou o caso nas edições seguintes. A disputa pela carga do naufrágio provocou brigas de grandes proporções entre os saqueadores, que disputavam a socos e pauladas o material, que boiou ou ficou encalhado nas praias. O jornal registrou 200 feridos. Uma criança morreu ao entrar no mar, quando foi atingida na cabeça por uma tora de madeira.
Um intenso comércio das peças estabeleceu-se ao longo das praias ou nas franjas da avenida: caminhões transportavam as toras de madeira negociadas com quem se apropriava delas, chapas de compensado eram compradas de vendedores improvisados e senhoras disputavam as peças de cristal das mãos dos atravessadores.

Pesquisa
Para fazer a pesquisa que levou à descoberta do naufrágio, Augusto obteve autorização da Marinha do Brasil. Ele disse que seu objetivo seria recolher as peças do fundo do mar e doá-las ao governo do Estado, pois gostaria de vê-las expostas no aquário, que será construído na Praia de Iracema. Para o novo procedimento - o recolhimento das peças - seria necessária outra autorização da Marinha. Porém, devido à “complexidade da legislação”, Augusto diz ter desistido de recuperar o material.
Adauto Braz da Silva Junior, capitão dos Portos do Ceará, explica que, quando se trata de bens afundados, é preciso seguir as etapas legais relativas ao assunto. Ele adverte que o achamento de um bem submerso não dá direito automático ao interessado de alterar o local ou de remover qualquer parte da carga. Seguidos os procedimentos legais, o capitão dos Portos diz que “a exploração de bens soçobrados” poderá ser concedida a particulares.
Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2013/06/01/noticiasjornalcotidiano,3067147/carga-do-amazona-reaparece.shtml

Nenhum comentário: