Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Madrid pede ao Tribunal Constitucional que suspenda referendo na Catalunha

O executivo de Mariano Rajoy toma hoje as providências necessárias para impedir que os catalães exerçam o seu direito à autodeterminação no próximo dia 9 de Novembro.
Depois de no sábado o presidente do governo regional da Catalunha ter convocado o referendo sobre a soberania da região, para que a população "decida sobre o seu futuro político", o governo de Madrid apresenta hoje junto do Tribunal Constitucional o pedido para que suspenda a consulta ainda esta semana.
"O referendo não terá lugar porque é inconstitucional", afirmou aos media a vice-primeira-ministra, Soraya Sáenz de Santamaría, adiantando que os pormenores do caso do governo foram determinados ontem pelo Conselho de Estado.

Os analistas são unânimes em considerar que o tribunal vai interditar o referendo, uma vez que a Constituição espanhola não prevê a possibilidade da separação de uma parte do território nacional.o governo catalão do presidente Artur Mas está empenhado em realizar campanha para a consulta durante o maior período de tempo possível, de modo a poder acusar o governo central de tentar travar uma consulta que consideram ser perfeitamente legal e conforme ao Direito de Autodeterminação dos Povos. A possibilidade de um recuo de Madrid foi rejeitada por Rajoy, para: "Se Mas pensava que íamos recuar nesta questão, está enganado".

Fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/madrid-pede-ao-tribunal-constitucional-que-suspenda-referendo-na-catalunha_202468.html

Nenhum comentário: