Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Morre aos 100 anos Seu Pereira, mais antigo funcionário público do país

Aposentado havia 45 anos, João Pereira dos Santos seguia na ativa.
Ao Fantástico, ele disse no ano passado que segredo era ler e comer peixe.
Morreu nesta terça-feira (23), aos 100 anos, João Pereira dos Santos, conhecido como Seu Pereira, o funcionário público mais antigo do país, segundo o Ministério da Justiça. Ele trabalhava na portaria do ministério e, segundo informou a família, morreu por falência múltipla de órgãos.
Seu Pereira estava afastado do trabalho devido a uma infecção respiratória, segundo uma sobrinha do funcionário. Há uma semana, foi internado no Hospital Santa Lúcia, em Brasília, para tratar da enfermidade. Ele morreu hospital às 14h50 desta terça-feira.

João Pereira dos Santos era aposentado pela Câmara dos Deputados, onde trabalhou como inspetor de segurança legislativa, mas estava na ativa como prestador de serviço no Ministério da Justiça havia 39 anos. Atualmente era recepcionista da portaria privativa do Ministério da Justiça, por onde entram o ministro José Eduardo Cardozo e as demais autoridades que visitam o prédio.
Sergipano, natural de Propriá, João Pereira dos Santos completou 100 anos em 10 de junho. Mudou-se para Brasília em 1º de maio de 1960 e era casado havia mais de 40 anos com sua segunda mulher. Ele deixa quatro filhos, netos e bisnetos, segundo informou o Ministério da Justiça, que divulgou nota de pesar pela morte do funcionário.
Era tratado pelos colegas como “Pelé do funcionalismo” e gostava muito de ler, como revelou na reportagem do Fantástico de 28 de agosto de 2013. “Os livros abrem teus horizontes”, disse o funcionário na ocasião ao repórter Marcelo Canellas.
Ele também revelou à reportagem que pedalava duas vezes ao dia, dirigia o próprio carro e comia bastante peixe para manter a memória viva. O segredo para sua vitalidade intelectual, afirmou, são o peixe e o livro.
Veja a íntegra da nota de pesar divulgada pelo Ministério da Justiça:
Brasília, 23/9/14 – O Ministério da Justiça lamenta o falecimento do servidor público mais antigo do Brasil. João Pereira dos Santos, conhecido como Seu Pereira, faleceu na tarde desta terça-feira (23) aos 100 anos de idade.
Nascido em 10 de junho de 1914, Seu Pereira estava aposentado pela Câmara dos Deputados, mas continuava na ativa como prestador de serviço no Ministério da Justiça há 39 anos. Atualmente ele tomava conta da recepção da portaria privativa.
 “Eu trabalho para não ficar em casa”, dizia Seu Pereira. Sergipano de Propriá, ele se mudou para Brasília em 1º de maio de 1960. Casado há mais de 40 anos com a segunda esposa, o servidor público que esbanjava carisma deixa quatro filhos, netos e bisnetos.
Neste momento de dor, os servidores e os funcionários do Ministério da Justiça se solidarizam com os familiares e amigos de Seu Pereira.

Fonte: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2014/09/morre-aos-100-anos-seu-pereira-mais-antigo-funcionario-publico-do-pais.html

Nenhum comentário: