Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

SINTEMA AJUIZARÁ AÇÃO COLETIVA CONTESTANDO A INCIDÊNCIA DE VERBAS SOBRE O ADICIONAL POR PLANTÃO HOSPITALAR – APH (março/2014)

A diretoria do Sintema, gestão Unidade & Trabalho, comunica ao conjunto de trabalhadores do Hospital Universitário (Dutra e Materno Infantil) que, no final do mês de março, ajuizará uma Ação Coletiva em favor dos associados que recebem o adicional por Plantão Hospitalar – APH.
Na Ação o Sindicato visa corrigir o cálculo das verbas trabalhistas que incidem sobre o adicional. É que a administração pública, contraditoriamente, está fazendo incidir sobre a APH os descontos de contribuição previdenciária e imposto de renda sem, no entanto, levar em consideração o adicional para o cálculo de férias e gratificação natalina.
Ou o HU considera a APH verba salarial e calcula a gratificação natalina e férias com o adicional, levando em consideração o seu pagamento habitual, ou a trata como verba indenizatória e cessa a incidência de PSS e imposto de renda sobre ela. Por isso, vamos pedir que a Justiça resolva este equívoco”, comentou o advogado do Sintema, Dr. Davi Telles.

Estes descontos têm gerado um nível altíssimo de insatisfação dos trabalhadores.
Nesta Ação Coletiva que já está sendo produzida pela assessoria jurídica, o Sintema será o autor e os associados os substituídos, por isso, neste primeiro momento nenhum sócio precisará levar documentos ao Sindicato ou assinar procuração.
A Direção do Sintema, conclama todos os trabalhadores técnico-administrativos em educação lotados nas unidades Materno Infantil e Dutra do Hospital Universitário, que ainda não são filiados, a se sindicalizarem.
Para Sindicalizar basta acessar o www.sintema.org.br ou, se preferir, ir até a Sede do Sintema e preencher a ficha de sindicalização.
Não perca tempo!
Histórico: Em maio de 2010, o Sintema já se posicionava contra o APH
Em Assembleia Geral realizada dia 21 de maio, no auditório do HU, o presidente e o diretor do Sintema, Mariano Azevedo e Heleno Fournier, o diretor do HU, Vinicius Nina, a Pró-reitoria de Recursos Humanos da Ufma, Elisa Cantanhede, a coordenadora de Enfermagem do HU, Maria de Lourdes Carvalho, o assessor jurídico da entidade, João Guilherme Zagallo, e a presidente do Sindicato dos Hoteleiros, Ana Mendonça detaberam o APH intensamente com os trabalhadores.
Era para ser uma solução e acabou gerando um grande conflito dentro dos HU´s”, assim o diretor Vinicius Nina definiu a introdução da APH nos hospitais por parte do Governo.
Heleno Fournier – que é servidor lotado no HU e um dos diretores do Sintema que representa os trabalhadores nos grupos de discussão da Fasubra – disse que a Federação e o Sintema sempre foram contra a adoção da APH por dois motivos: “primeiro que ela nasceu capenga, já que não contempla a demanda necessária, apenas serve como paliativo, o que acabou gerando inúmeras confusões; segundo que o problema de falta de recursos humanos, ou seja, de servidores tem a ver diretamente com a realização de concurso público para os cargos vagos”, definiu.
Vários servidores pediram uso da palavra para dizer que depois da implantação da APH, a sobrecarga de trabalho se agravou, houve aumento da baixa estima dos servidores e maior precarização das condições de trabalho. A má distribuição dos plantões também foi motivo de reclamação geral da categoria.
O diretor do HU informou que se trabalha atualmente com o sistema de compensação das APH´s, tentando fazer um rodízio nos setores em que o adicional pode ser contemplado: – UTI; – Centro Cirúrgico; – Pronto Atendimento (Obstétrico, Pediátrico e Pronto Socorro).
O presidente do Sintema, Mariano Azevedo, colocou que é necessária a mobilização dos trabalhadores para chamar atenção da sociedade e do Governo para a realização de concurso público para o hospital. “Não podemos ficar parados brigando por uma APH que contempla apenas 30% de nossas necessidades”, disse.
Quanto à redução da jornada de trabalho para os profissionais da enfermagem, Mariano informou que é preciso continuar a pressão em Brasília para conquistar, finalmente, a jornada das 30 horas semanais.
Matéria publicada em 24/05/2010 no www.sintema.org.br

Fonte: http://sintema.org.br/sintema/?p=4492

Nenhum comentário: