Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

CMRI divulga súmulas sobre acesso à informação

Recursos
Documentos estabelecem orientações normativas sobre o acesso à informação no Brasil e consolidam decisões relevantes que deverão ser observadas por requerentes e demandados.
A Comissão Mista de Reavaliação de Informações (CMRI) aprovou, na 28ª reunião ordinária, realizada no último dia 21 de janeiro, o primeiro conjunto de súmulas que estabelecem orientações normativas sobre o regime de acesso à informação no Brasil. A CMRI é o órgão colegiado interministerial, criado em 2012, que exerce a competência de instância recursal máxima da Lei de Acesso à Informação (LAI) no Poder Executivo Federal, bem como estabelece normas e avalia a desclassificação de informações nos graus “ultrassecreto” e “secreto”.

Publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira (27), as seis súmulas determinam balizas sobre diversos assuntos: inovação em fase recursal; extinção por classificação da informação; procedimento para desclassificação; autoridade que profere a decisão; procedimento específico; e inexistência de informação. A proposta de temas surgiu do esforço conjunto da Casa Civil e da Controladoria-Geral da União (CGU), que ocupam, respectivamente, a presidência e a relatoria da Comissão.
Ao atender às demandas da Administração e da sociedade, essas seis primeiras súmulas são o resultado do processo de amadurecimento do regime jurídico de acesso à informação, inaugurado no Brasil pela LAI, e consolidam decisões reiteradas ou relevantes que, deste momento em diante, deverão ser observadas por requerentes e demandados.
Além do texto da súmula, é importante que os interessados se atentem para a respectiva justificativa, que oferece balizas importantes para a correta interpretação da decisão. Na justificativa também estão descritos os precedentes relevantes que devem ser observados na aplicação das súmulas. Todo o material está publicado no Portal de Acesso à Informação.

Fonte: http://www.cgu.gov.br/noticias/2015/01/cmri-divulga-sumulas-sobre-acesso-a-informacao 

Nenhum comentário: