Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Governo do PR apresenta propostas para tentar acabar com a greve

Com a greve dos professores, já são 18 dias sem aulas nas escolas públicas e em sete universidades estaduais do Paraná.
O governo do Paraná apresentou propostas novas para tentar acabar com a greve dos professores. A paralisação já dura três semanas.
Já são 18 dias sem aulas nas escolas públicas e em sete universidades estaduais do Paraná. A greve atinge um milhão de estudantes. E 50 mil são especiais, como Camila, de 10 anos, que tem Síndrome de Down.
“Ficar direto em casa para eles não é bom”, diz a mãe de Camila.
Os professores em greve estão há 18 dias acampados em frente ao palácio do governo do Paraná. Eles pararam por causa de salários atrasados, da falta de repasse de verbas para manutenção dos prédios e de um pacote de medidas proposto pelo governo para cortar gastos, que segundo os servidores, mexe em direitos do funcionalismo.      

O pacote foi retirado da pauta pelo governo há duas semanas, depois que professores ocuparam o Plenário da Assembleia Legislativa. Nesta quinta-feira (26) o governo anunciou propostas para dar fim à greve. Prometeu pagar as férias atrasadas até o fim de março, retomar as atividades de contraturno, nomear professores que já passaram em concurso e contratar 10 mil temporários.
“A partir do momento em que, na mesa de negociação, o governo apresenta que esse é o limite em que nós chegamos e diz: ‘é isso ou nós paramos de negociar’, inevitavelmente nós temos que chamar a categoria para avaliar as propostas e pensar nos próximos passos”, diz Nádia Brixner, diretora APP – PR.
O governador Beto Richa, do PSDB, também disse que errou ao encaminhar o pacote de medidas de corte de gastos para a assembleia sem discutir o assunto antes com os servidores.
“Eu sempre tive humildade em reconhecer erros. Muito embora este erro foi involuntário. Na pressa de aprovar esse conjunto de medidas que possibilita uma redução de gastos e despesas do governo. Algumas já retiramos, e outras vamos reapresentar discutindo com a sociedade”, diz o governador Beto Richa.
Entre as novas medidas de economia, o governador assinou decreto que congela o salário dele. Os salários da vice-governadora e dos secretários também não vão subir.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/02/governo-do-pr-apresenta-propostas-para-tentar-acabar-com-greve.html

Nenhum comentário: