Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Moradores protestam contra greve de garis em Vila Velha, ES

Cerca de 50 moradores fecharam a estrada de Capuaba.
Garis entraram em greve no dia 12 deste mês.
Uma manifestação de moradores interditou os dois sentidos da estrada de Capuaba, em Vila Velha, na Grande Vitória, neste domingo (22), por causa da greve dos garis, que começou no dia 12. Após uma decisão da Justiça, os garis voltaram a atuar, mas, segundo moradores de Ilha da Conceição, o lixo do bairro ainda não foi recolhido. O protesto terminou por volta das 19h30.
Uma nova audiência de conciliação está marcada para esta segunda-feira (23), às 15h e será realizada pelo vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho, o desembargador Marcello Mancilha
A greve dos garis começou na quinta-feira (12), motivada pela demissão de quase 200 trabalhadores. De acordo com as empresas, as demissões foram realizadas depois que a Prefeitura de Vila Velha encaminhou um ofício que informava sobre a redução de gastos com a limpeza pública, que poderia chegar até 15% ao mês.

No dia 19, o Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-ES) determinou que os garis retornassem às atividades de limpeza urbana. Segundo a determinação, as empresas estão proibidas de realizar novas demissões.
Após o acordo mediado pelo TRT-ES, o sindicato disse que iria acompanhar o trabalho dos garis até esta segunda-feira (23), para quando esta marcada uma nova audiência com a presença de representantes da prefeitura.
A coleta no município voltou ao normal no mesmo dia da determinação. No entanto, moradores de Ilha da Conceição alegam que os garis não passaram no bairro. Por isso, na noite deste domingo (22), moradores espalharam o lixo não recolhido pela pista e atearam fogo. Cerca de meia hora depois, bombeiros chegaram ao local e apagaram o fogo.
Outro protesto
No dia 18, moradores já haviam fechado um trecho da Rodovia Darly Santos.  "Está difícil, muito rato, muito mosquito, dá barata, e as crianças não podem nem pisar na rua. Tem um menino que já está doente", afirmou um morador, na época.
* Com colaboração de Roger Santana, da TV Gazeta.

Fonte: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2015/02/moradores-protestam-contra-greve-de-garis-em-vila-velha-es.html

Nenhum comentário: