Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

No AC, servidores federais do MPU aderem greve nesta quarta-feira (18)

Na quinta (19) e sexta (20), categoria interrompe trabalho por 3 horas.
Servidores almejam reajuste no valor dos salários, segundo diretor sindical.
Os servidores do Ministério Público Federal (MPF-AC), que integra o Ministério Público da União (MPU), decidiram aderir à greve nacional a partir das 14h desta quarta-feira (18). A categoria almeja principalmente o reajuste salarial, por meio da aprovação do Projeto de Lei 7.919/2014. Os federais do Ministério Público do Trabalho (MPT), que também é ramo do MPU, estão decidindo se aderem ao movimento, afirma Luiz Ivan Cunha, diretor seccional do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União (Sinasempu).
O diretor explica que, nesta quarta-feira, os servidores interrompem os serviços durante todo o expediente, ou seja, até 19h. A partir da quinta-feira (19), a greve deve ocorrer durante três horas diárias até a sexta-feira (20). Em seguida, a categoria deve estudar de que forma continuará com a manifestação.
"Na sexta-feira, haverá uma avaliação do movimento, também em nível nacional, para saber se vamos continuar e como faremos, se durante as três horas diárias ou com o expediente total, paralisando a partir da segunda-feira [23]", diz.

De acordo com Cunha, a greve pretende pressionar as negociações pela aprovação de uma reposição salarial. "Temos uma perda salarial desde 2006 e queremos a reposição, que dá em torno de 56%, daquele ano até agora. Isso já descontando os 15% que o governo federal deu em cima de uma gratificação. Queremos o reajuste no salário base. Em 2006 foi a última vez que tivemos um reajuste salarial", acrescenta.
Para sanar a defasagem nos salários, o movimento nacional quer que o orçamento do Ministério Público da União seja incluído na Lei Orçamentária Anual. "Nossa greve é mais para pressionar a Procuradoria Geral da União na negociação com o governo e com o Congresso Nacional para inclusão no orçamento da união a proposta do MP tal qual foi enviada. A votação está prevista para o dia 24 de fevereiro", diz.
Paralisação
No final de janeiro deste ano, a categoria fez uma paralisação de duas horas, em Rio Branco. Na ocasião os servidores vestiam camisas pretas em demonstração ao luto pela função. Além da questão salarial, os federais cobravam a redução da carga horária, igualdade entre servidores e membros do órgão no plano de saúde, e ainda o pagamento das horas extras trabalhadas de forma correta.

Fonte: http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2015/02/no-ac-servidores-federais-do-mpu-aderem-greve-nesta-quarta-feira-18.html

Nenhum comentário: