Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Professores em greve há quase 20 dias negociam com o governo do PR

Uma grande manifestação tomou as ruas de Curitiba na quarta-feira (25).
Manifestantes fizeram um enterro simbólico da educação.
No Paraná, a greve dos professores completa nesta quinta-feira (26), 18 dias. Na quarta-feira (25), uma grande manifestação tomou as ruas de Curitiba e o governo se reuniu com a categoria para tratar das reivindicações.
Professores e outros servidores do estado partiram de caravanas de várias cidades.
Nas contas da Polícia Militar foram 10 mil pessoas, mas o Sindicato afirma que mais de 50 mil participaram da manifestação.
Elas passaram pelas principais ruas do centro de Curitiba até o Palácio Iguaçu, no centro cívico.
Os manifestantes levaram bandeiras do Brasil, pintaram os rostos e fizeram até um enterro simbólico da educação. A segurança no Palácio Iguaçu foi reforçada e policiais acompanharam de cima a movimentação. Seguranças ficaram na entrada da sede do governo, onde uma reunião tentava negociar o fim da greve.

“Houve avanços na pauta, até por conta das mobilizações intensas no estado todo em grandes atos estaduais. Agora, se a greve vai acabar ou se terá continuidade, só na Assembleia Estadual que a gente vai definir”, afirma Hermes Leão, presidente da APP Sindicato/PR.
“Acredito que, atendendo esta pauta, muitos itens já estavam encaminhados pelo governo. Não há mais necessidade desta paralisação, prejudicando os alunos que querem voltar para a sala de aula e o desejo dos pais”, disse o governador Beto Richa.
No fim da reunião, o governo cedeu a alguns pedidos dos grevistas. O pagamento das férias atrasadas, por exemplo, vai ser feito até o fim de março, mas a assembleia que pode decidir pelo fim ou não da greve, ainda não foi marcada.
Distrito Federal
A Justiça determinou o fim da greve dos professores. O juiz estipulou multa de R$ 50 mil por dia caso a medida seja descumprida e também autorizou o governo a cortar o ponto dos grevistas, se eles não voltarem ao trabalho.
A paralisação começou na segunda-feira (23), data marcada para o início do ano letivo.
Os professores querem o pagamento do abono de férias e de parte do 13º salário, redução no número de coordenadores e alteração no calendário escolar.
Uma reunião de conciliação está marcada para esta quinta (26).

Fonte: http://g1.globo.com/hora1/noticia/2015/02/professores-em-greve-ha-quase-20-dias-negociam-com-o-governo-do-pr.html

Nenhum comentário: