Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Trabalhadores do transporte público de Blumenau entram em greve

Segundo sindicato, greve é por tempo indeterminado.
Cerca de 200 ônibus não circulam na manhã desta segunda-feira (23).
Os ônibus do transporte coletivo de Blumenau, no Vale do Itajaí, não saíram das garagens na manhã desta segunda-feira (23). De acordo com o assessor do sindicato dos trabalhadores de transporte de Blumenau, Ricardo Freitas, os motoristas e cobradores entraram em greve por tempo indeterminado.
O presidente do Sindicato dos Empregados nas Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau e Gaspar (Sindetranscol), Ari Germer, afirmou que os cerca de 200 ônibus que costumam rodar pela cidade não estão circulando.
Todos os trabalhadores aderiram à greve, segundo Ricardo Freitas. Eles reivindicam mais segurança no trabalho.

Cerca de 100 mil pessoas utilizam o transporte coletivo da cidade todos os dias.
Medidas em andamento
Em nota oficial, o Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte de Blumenau (Seterb) afirmou que "todas as medidas apresentadas na última terça-feira, dia 17, para melhorar a segurança nos terminais urbanos de Blumenau estão em andamento".
Serão instaladas bilheterias com porteiro pelo Consórcio Siga em até 30 dias, contados a partir do dia 17, na outra extremidade dos terminais Aterro, Fonte e Fortaleza.
Nos terminais Aterro e Fonte, elas serão em forma de contêiner e também terão banheiros. No Terminal Fortaleza, será reativada a bilheteria já construída.
Uma central de monitoramento também será implantada até o final do mês na sede do Consórcio Siga, conforme a nota. Uma pessoa fará o monitoramento e, diante de alguma demanda, irá entrar em contato com a Polícia Militar.
Iluminação e vigilante
Todos os seis terminais urbanos passam por uma revisão na iluminação. Na sexta (20), o Terminal Aterro recebeu melhorias na iluminação do estacionamento e das entradas e saídas dos ônibus.  Até o final desta semana, o Terminal Fonte também ganhará reforço na iluminação, medida que também será estendida para os demais terminais.
A partir desta quarta (25), um vigilante não armado começa a trabalhar no Terminal Aterro. Esta contratação do Consórcio Siga ainda está em fase piloto e, se durante o período de testes o resultado for positivo, a ação poderá ser ampliada para os demais terminais do município.
Para reforçar a segurança nos terminais, a Guarda de Trânsito realiza rondas nos terminais, continuou a nota.
"Todas as ações para melhoria de segurança nos terminais são de responsabilidade do Consórcio Siga, porém o Seterb está acompanhando de perto as ações e implementações destas melhorias", diz a nota.
O G1 tentou contato com o Consórcio Siga, mas não obteve retorno até a publicação desta notícia.
Paralisação na quarta (18)
Na quarte, os trabalhadores fizeram uma paralisação entre 15h e 16h30. Conforme o Sindetranscol, 100% da frota aderiu ao movimento nos seis terminais urbanos da cidade.
A paralisação também foi motivada pela falta de segurança nos terminais urbanos. "Nós negociamos com o Seturb para uma solução de segurança privada nos terminais e não chegamos a um consenso", disse na ocasião o diretor do sindicato Marciano Regis Arcanjo.
Os motoristas alegam que a violência na região dos terminais é crescente, com problemas de assalto e tráfico de drogas.

Fonte: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/02/trabalhadores-do-transporte-publico-de-blumenau-entram-em-greve.html

Nenhum comentário: