Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quinta-feira, 12 de março de 2015

Alunos egressos da UFC são vice-campeões em Desafio Mundial de Produção de Aço

A equipe de quatro engenheiros metalurgistas formados pela UFC conseguiu o segundo lugar na etapa mundial do Desafio Virtual de Produção de Aço (Virtual Steelmaking Challenge) ocorrida na Bélgica, em fevereiro. Mateus Paulino, Necy Alves, Marcos Daniel e Rodrigo Ramos, ex-alunos do Curso de Engenharia Metalúrgica da UFC, representaram a América na última etapa do torneio anual e competiram com equipes de outros continentes na categoria Indústria.
O desafio das equipes é simular, em tempo real, a melhor composição de aço, dentro dos parâmetros estabelecidos pelos organizadores do Desafio, considerando a qualidade e o menor custo da liga metálica. Após meses de treinamento no site da Associação Mundial de Aço (WSA, na sigla em inglês), os quatro conseguiram fazer a segunda melhor simulação de aço, perdendo apenas para a equipe chinesa.

Em seu discurso de premiação, John Ferriola, presidente da Worldsteel Education, organização educacional da WSA, disse que a função do campeonato é avançar com o conhecimento sobre o aço e que essa indústria precisa de jovens líderes. "Espero que esses brilhantes jovens engenheiros juntem-se à Indústria do Aço e a impulsionem a ser mais sustentável", disse ele aos vencedores.
Hoje, Necy Alves é instrutor sênior de metalurgia, Mateus Paulino é consultor em inovação, Rodrigo Ramos é chefe de forno e Marcos Daniel é mestrando da UFC. Eles começaram a competir no Virtual Steelmaking Challenge há cerca de três anos, quando ainda eram estudantes.
MOTIVAÇÃO – Rodrigo lembra que no início foram motivados pelo Prof. Alex Maia a participar da competição. "Um professor de vida, que tem muito respeito e admiração nossa. Ele incentivava a participação dos alunos premiando com pizza, é bem simples, mas era um professor que sabia motivar", lembra. Desde então, eles desenvolveram seu método de treinamento nos simuladores do site da Steel University.  "Preparação é dedicação, estudo, utilizar o conhecimento que o próprio site coloca à disposição, treinar, trabalhar com várias possibilidades, fazer diferente", orienta ele.
Desde 2011, equipes de alunos da UFC têm vencido as etapas regionais e mundiais do Steel Making Challenge, resultados que podem ser mantidos, segundo Rodrigo. "É fundamental incentivar os alunos da UFC, o nosso trabalho é levar à frente o nome da nossa formação na Universidade Federal. A gente quer que as pessoas mantenham isso forte", ressalta Rodrigo.

Fonte: http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2015/6387-alunos-egressos-da-ufc-sao-vice-campeoes-em-desafio-mundial-de-producao-de-aco 

Nenhum comentário: