Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sexta-feira, 17 de abril de 2015

MPF/SC lança livro infantojuvenil com histórias do povo indígena Kaingang

Obra será distribuída e utilizada nas escolas públicas de Chapecó e região
O Ministério Público Federal em Chapecó (SC) lança, no dia 22 de abril, o livro infantojuvenil "Joaquim Toco e amigos na Terra do Gãr: crônicas do cotidiano Kaingang", escrito por Hilda Beatriz Dmitruk e Leonel Piovezana e ilustrado por Gina Zanini. O trabalho, que será distribuído nas escolas públicas de Chapecó e região, resgata os costumes e retrata o cotidiano do povo indígena Kaingang, habitante histórico do Oeste catarinense.
Realizado em parceria com a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UnoChapecó), o projeto que originou o livro foi idealizado pelo procurador da República Carlos Humberto Prola Júnior e pela servidora do MPF Elaine Framento.
Joaquim Toco e amigos na Terra do Gãr conta as aventuras de Joaquim Toco, Luar, Kusé e Cesário na fictícia aldeia de Gãr, em oito histórias permeadas não apenas por mitos, tradições e costumes Kaingang, mas também por aspectos atuais da vida na comunidade indígena e sua constante interação com as comunidades não-indígenas urbanas e rurais.
Os autores trazem quem são os Kaingang, de onde eles vieram, onde hoje moram, como eles vivem e pensam, qual é o seu papel no Oeste de Santa Catarina. E concluem: "para além dos conflitos pela terra e dos preconceitos por ignorância ou falta de informação, no Oeste catarinense também há uma história construída de convívios, solidariedades e muitas trocas culturais".
Voltado a alunos e professores do 4° ao 6° ano, o material busca preencher carências da educação indígena local. Cerca de 12 mil cópias de Joaquim Toco e amigos na Terra do Gãr, todas custeadas pelo MPF, serão distribuídas gratuitamente às escolas da rede pública, municipal e estadual, indígenas e não-indígenas, de Chapecó e região. A edição é inteiramente bilíngue - em português e Kaingang.
As histórias que compõem a obra foram colhidas e elaboradas nas próprias comunidades indígenas, em um trabalho de ampla pesquisa desenvolvido pela UnoChapecó, em parceria com o MPF. Participaram do processo, para que a obra fosse construída de forma transdisciplinar, antropólogos, historiadores e educadores.

Joaquim Toco e amigos na Terra do Gãr "almeja, com o engajamento dos professores, fomentar nos estudantes o respeito à diversidade cultural e ao valor do pluralismo, combatendo, assim, o preconceito em relação aos indígenas, infelizmente ainda muito grande na região", escreve o procurador Prola Júnior, na apresentação do trabalho.
Além da distribuição dos livros, o projeto prevê duas ações para aprimorar sua utilização nas salas de aula. Juntamente à obra, será fornecido aos professores um material didático-pedagógico de apoio, com sugestão de atividades. No final de maio, será realizado um curso de capacitação dos professores que irão trabalhar o livro em sala de aula, que apresentará temas relacionados à história dos povos indígenas na região Oeste catarinense, com contextualização sociocultural da realidade indígena Kaingang.
O lançamento integra a programação do seminário "Desafios atuais do povo Kaingang no Oeste Catarinense", promovido pelo MPF e pela UnoChapecó. O evento, que acontece nos dias 22 e 23 de abril, em Chapecó, também conta com uma série de debates, palestras, exposição cultural e uma visita à Aldeia Condá. As inscrições, gratuitas e limitadas a 250 participantes, vão até o dia 17.
Lançamento do livro Joaquim Toco e amigos na Terra do Gãr: crônicas do cotidiano Kaingang, de Hilda Beatriz Dmitruk e Leonel Piovezana, com ilustrações de Gina Zanini
Quando: 22 de abril, às 19h
Onde: Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UnoChapecó
Sinopse: Joaquim Toco e seus amigos na Terra do Gãr, de forma fresca e bem humorada, buscam introduzir os leitores no mundo da atual geração de Kaingang. A aldeia do Gãr e seus personagens são fictícios. No entanto, por meio das aventuras de Joaquim Toco, Luar, Kusé e Cesário, somos convidados a conhecer aspectos da vida cotidiana nas comunidades indígenas da região Oeste de Santa Catarina.
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República em Santa Catarina
Fone: (48) 2107-6100/(48) 2107-2410

Fonte: http://noticias.pgr.mpf.mp.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_indios-e-minorias/mpf-sc-lanca-livro-infanto-juvenil-com-historias-do-povo-indigena-kaingang-2

Nenhum comentário: