Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

terça-feira, 21 de abril de 2015

Vida: O álcool é viciante porque libera endorfinas no cérebro provocando sensação de prazer

Beber álcool leva à liberação de endorfinas em áreas cerebrais que produzem sentimentos de prazer e recompensa, de acordo com um estudo conduzido por pesquisadores da Clínica Ernest Gallo e do Centro de Pesquisa da Universidade da Califórnia, San Francisco (UCSF).
A descoberta marca o primeiro registro da liberação de endorfina no núcleo accumbens e córtex orbitofrontal, em resposta ao consumo de álcool.
"Isso é algo que temos especulado há 30 anos, com base em estudos com animais, mas não foi observado em seres humanos até agora", disse o autor Jennifer Mitchell, PhD, diretor do projeto clínico no Centro de Gallo e professor assistente adjunto de neurologia da UCSF. "Ele fornece a primeira evidência direta de como o álcool faz as pessoas se sentirem bem”.
Para o teste, os pesquisadores usaram tomografia por emissão de pósitrons, também chamado de PET, para observar os efeitos imediatos do álcool no cérebro de 13 alcoólatras e 12 indivíduos que não eram consumidores excessivos de álcool.
Em todas as pessoas testadas, a ingestão de álcool levou a uma liberação de endorfinas no local do cérebro responsável pela sensação de prazer, o que foi diretamente relatado por cada participante.
"Isso indica que os cérebros dos alcoólatras são alterados de forma que os torna mais propensos a achar as bebidas agradáveis, e pode ser uma pista de como o problema desenvolve-se", disse Mitchell. "Essa sensação de recompensa pode levá-los a beber mais”, em declaração ao ScienceDaily.

Os resultados sugerem possível abordagem para tratar o abuso de álcool. Antes de beber, os participantes receberam injeções de uma substância que, seletivamente, liga-se a zonas do cérebro chamadas receptores de opioides, onde são liberadas endorfinas, permitindo que os pesquisadores mapeiem suas localizações exatas, antes e depois dos participantes beberem.
Após os indivíduos receberem as bebidas, foi possível comparar áreas de radioatividade da primeira e segunda fase do teste; os pesquisadores foram capazes de mapear os locais exatos - áreas de baixa radioatividade - onde endorfinas foram liberadas em resposta ao consumo de álcool.
Este resultado sugere uma possível abordagem para melhorar a eficácia do tratamento para abuso de álcool através da concepção de medicamentos melhores do que a naltrexona, disse Campos, que colaborou com Mitchell no projeto e na análise do estudo.
Campos explica que a naltrexona impede a ligação de receptores de opioides, mas não é amplamente aceita como um tratamento para dependência de álcool: "Não porque não é eficaz em reduzir o consumo, mas porque algumas pessoas deixam de tomá-lo porque eles não gostam do jeito que os faz sentir”, disse ele.
"Naltrexona bloqueia mais de um receptor opioide; a ação reduz o consumo e causa efeitos colaterais indesejados", disse ele. "Se nós entendermos melhor como endorfinas agem no consumo de bebidas, teremos uma chance maior de criar terapias mais específicas para a dependência de substância”.

Fonte: http://www.jornalciencia.com/saude/corpo/1334-o-alcool-e-viciante-porque-libera-endorfinas-no-cerebro-provocando-sensacao-de-prazer

Nenhum comentário: