Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sábado, 9 de maio de 2015

3º dia - Fortaleza sedia Congresso Internacional de Direito Sindical

Presidentes das Centrais Sindicais no Ceará, Dr. Gérson Marques, Conselheiro da OAB/CE Kenedy Lima, COMSINDICAL OAB/CE e GRUPE Clovis Renato e Thiago Pinheiro
Evento reúne palestrantes da América Latina o das regiões nordeste, sudeste e centro-oeste do Brasil
Os impactos da crise econômica sobre o universo do trabalho trouxeram consequências para as organizações sindicais. Ao ponto de lideranças da Itália, berço do sindicalismo no mundo, pedirem ajuda ao Brasil em busca de alternativas para além do capitalismo. Para debater este cenário, Fortaleza sedia esta semana o III Congresso Internacional de Direito Sindical, realizado na faculdade de Direito da UFC, em Fortaleza.

Mais de 600 pesquisadores, estudantes, sindicalistas e representantes de entidades nacionais e internacionais vão participar, a partir de amanhã (6) do evento promovido por uma das coordenadorias do Ministério Público do Trabalho, a Conalis (Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical). Serão três dias de debates sobre questões como representatividade, legitimidade, eleições e a própria noção de democracia no meio sindical.
Este ano, o evento terá foco mais acadêmico, segundo o procurador regional do trabalho e coordenador nacional da CONALIS Francisco Gérson Marques de Lima. "É imprescindível que os futuros juízes, procuradores e promotores compreendam, desde já, que a luta social é condição para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária", ressalta.
O Congresso Internacional terá início nesta quarta-feira, às 19h, com a Conferência Magna do diretor acadêmico da Faculdade de Direito de Contagem (MG), Luiz Moreira Gomes Júnior. Entre os palestrantes, estão os argentinos Luis Anibal Raffaghelli (juiz da Câmara Nacional de Apelações do Trabalho da Argentina) e Álvaro Ruiz (subsecretário de relações laborais do Ministério do Trabalho Emprego e Seguridade Social), além de juízes e procuradores do trabalho do Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará.
Violações de direitos
Estudos da Confederação Sindical Internacional evidenciam que as violações como práticas sistemáticas de demissões ou outras formas de discriminação antissindical são frequentes no mundo todo, tanto no setor público quanto no setor privado. Para falar sobre "práticas democráticas", o evento contará com a presença do diretor-adjunto do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Stanley Gacek. Segundo ele, "condutas antissindicais podem ser direcionadas não apenas ao sindicato, mas também a organizações de trabalhadores que ainda não se configuram como tal e a trabalhadores individuais".
SERVIÇO
III Congresso Internacional de Direito Sindical
Faculdade de Direito da UFC (Rua Meton de Alencar, s/n – Centro)
Abertura: dia 06 de maio, às 19h
Palestras: dias 07 e 08/05, das 8h30 às 17h

Outras informações: 3462-3462 / 9123-0209

Nenhum comentário: