Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quarta-feira, 13 de maio de 2015

III Congresso Internacional de Direito Sindical empolga participantes

Mais de 20 palestrantes debateram sobre a importância da democracia sindical nos três dias de Congresso, em Fortaleza. O evento promovido por uma das coordenadorias do Ministério Público do Trabalho, a Conalis (Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical) tinha um foco acadêmico e visava despertar nos estudantes de Direito a sensibilidade para entender a importância das lutas sociais na construção de uma sociedade mais justa.

Durante os três dias do evento, mais de 600 pesquisadores, estudantes, sindicalistas e representantes de entidades nacionais e internacionais abordaram questões como representatividade, legitimidade, eleições e a própria noção de democracia no meio sindical.
Autoridades da América Latina e das regiões nordeste, sudeste e centro-oeste do Brasil ressaltaram que a democracia é vital e deve ser praticada por todos os sindicatos. Para o secretário de Relações de Trabalho do Ministério de Trabalho e Emprego no Ceará (MTE/CE), Manoel Messias Nascimento "não há democracia se o trabalhador não puder reclamar seus direitos dentro da entidade sindical". O juiz da Câmara Nacional de Apelações do Trabalho da Argentina, Luis Anibal Raffaghelli, disse que condutas sindicais que não respeitam as minorias são prejudiciais à democracia. "Um sindicato com democracia interna é um sindicato mais forte", afirmou Raffaghelli.
O diretor-adjunto do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Stanley Gacek falou sobre "práticas democráticas". Segundo ele, "condutas antissindicais podem ser direcionadas não apenas ao sindicato, mas também a organizações de trabalhadores que ainda não se configuram como tal e a trabalhadores individuais".
O procurador regional do trabalho e coordenador nacional da CONALIS Francisco Gérson Marques de Lima enfatizou que o congresso proporcionou ensinamento para estudantes e lideranças sindicais. "O congresso foi riquíssimo em ensino, em manifestação e o auditório permaneceu atento a todo o momento até o último minuto do evento, embora tenha se estendido mais do que o programado", finalizou.
Escrito por ASCOM em 12 Maio 2015.

Fonte: http://www.prt7.mpt.gov.br/informe-se/noticias-do-mpt-ce/578-iii-congresso-internacional-de-direito-sindical-empolga-participantes

Nenhum comentário: