Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sábado, 16 de maio de 2015

Movimentos sociais apoiam MDTS (SAMEAC) e planejam ações de sensibilização social e visibilidade

Trabalhadores e trabalhadoras da SAMEAC, MDTS, Crítica Radical e advogado Clovis Renato
O MDTS reuniu-se com o Movimento Crítica Radical, representado por Rosa Fonseca e Maria Luiza Fontenele, no Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), para reafirmar os termos de sua luta e definir ações estratégicas para as próximas semanas.
Dá-se continuidade à luta pela visibilização da dignidade de cada uma das pessoas humanas que trabalham na SAMEAC, em seu funcionamento há 51 anos junto à UFC, as quais estão sendo completamente desconsideradas quanto ao valor social do trabalho e à dignidade no tocante à manutenção de seus trabalhos no Complexo Hospitalar.

Na ocasião, foram repassados informes sobre a participação da representante Valúzia Guedes (Val) na reunião com o Ministério da Educação, em Brasília, agendada para a próxima terça, dia 19 de março às 10h, junto com o sindicato, bem como sobre a mobilização para a audiência pública na Assembleia Legislativa obtida após ações do MDTS junto aosparlamentares cearenses, a ser realizada no dia 26 de maio, às 15h, na sala das Comissões da ALCE.
Quanto à entrega das documentações para os advogados Thiago Pinheiro e Clovis Renato, foi confirmada a presença de um dos causídicos na próxima segunda, dia 18/05, às 14h, diante do HUWC. Os que não poderem ir, podem pegar cópias dos documentos necessários e recibos, na xérox diante do HUWC, e entregar à Val, ao Fernando ou a Telma (MEAC), que os advogados pegarão na segunda.
Na ocasião foram, também, apresentados os termos do acordo firmado entre a FUNPAR, a UFPR e o MPT, em processo judicial similar ao enfrentado pela SAMEAC, o qual deve ser amplamente divulgado como precedente importante para a renovação dos contratos dos trabalhadores da SAMEAC, diante da dignidade da pessoa humana e do valor social do trabalho, como vem sendo defendido pelos advogados do MDTS. Além de relembrados os termos da decisão do STF (Convênio do poder público comorganizações sociais deve seguir critérios objetivos) que declarou ser constitucionalmente possível a prestação de serviços públicos com a intermediação de entidades sociais e pelo conhecimento da categoria de que a EBSERH já está firmando convênios com cooperativas e outras entidades para a contratação de mão de obra, excluindo a SAMEAC e seus trabalhadores.

O Movimento em Defesa dos Trabalhadores da SAMEAC (MDTS) foi criado, de forma autônoma e independente, pelos obreiros que se viram prejudicados pela Portaria nº 208/2015 do Ministério da Educação (MEC), impondo a despedida de todos até 31/12/2015 dos mais de setecentos trabalhadores, para os quais o Poder Público não sinalizou com nenhuma medida de transição ou renovação de convênios com a UFC ou com a EBSERH.

Clovis Renato Costa Farias
Advogado do MDTS

6 comentários:

Anônimo disse...

Sou a favor da não polarização dessa luta

Anônimo disse...

Pelo "MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS" o governo Dilma ERROU GRAVEMENTE qdo efetuou medida egoista de tentativa de solução de seu próprio problema, de enxugar sua despesa fiscal, econômica, restrito de seu governo. Enganadamente esse governo vem praticando isso. Ñ vêem que esses desempregos q eles vêm promovendo com portarias desse tipo ñ só afetam a economia desses trabalhadores individualmente, como de todo o país, ñ se pondo no lugar e despresando a dignidade do brasileiro trabalhador da Sameac, Funpar, e outras empresas de semelhante porte, finalidade e categoria, e do brasileiro em sua totalidade afetando o valor social do trabalho que desempenham , impostos a essa injusta demissão . Q PT é esse , desprovido totalmente de gestores capacitados, sensíveis e que ñ se preocuparam com as repercursões psicológicas, sociais e econômicas dessas famílias ameaçadas a serem desempregadas? Existindo possibilidades lógicas, como por vcs advogados foram estudadas e encontradas, que evitariam monstruoso e inesperado susto, pavor, amedrontamento,sofrimento, humilhação, abalos na paz, na saúde e na dignidade,etc, sem esquecer os gastos e despesas que tivemos., temos e ainda haveremos de ter e que poderiam ter sido evitáveis. O "MDTS" ñ só deveria conquistar, no mínimo, 10 anos ( ñ mais 5a + 3a ) de renovação do contrato como também alguma forma financeira de ressarcimento e punição a essas autoridades despreparadas e más por toda essa falta de paz e de tranquilidade que assolou nossas vidas e vem afetando nossa saúde, promovidas por esse governo despreparado, insensível e cruel. Nossa gratidão a vcs advogados, Dr. Clovis e Dr. Thiago pelo desconto em seus honorários! Caberia alguma ação nesse sentido pra esse governo nos fazer pagar esse sofrimento,essa intranquilidade que até por ele mesmo poderia ter sido evitado e sei lá por cargas d'água ñ foi? O ser humano aprende a lição muitas vezes qdo lhes mechem no bolso ! Dilma e seu governo merece essa lição! Intranquiliza nossas vidas e fica por isso mesmo????������?���������������������� Isso é vergonhoso! É nojento! É revoltante! É indignante! Estando todos nós trabalhadores da Sameac esse tempo todo trabalhando para contribuir para o bem de todos os pacientes e pela imagem das Instituições há anos a ela fieis, seja HU, seja MEAC.

Anônimo disse...

Ler-se : Há anos nós, da Sameac, a elas, instituições, fieis.

Anônimo disse...

��������PELA RENOVAÇÃO DO CONTRATO , NÃO DE 5a (+3a) APENAS, MAS SIM DE 10a PELO MENOS.

Anônimo disse...

Tem trabalhadores capacitados e experientes de 10,15 , 20 anos de serviços prestados. Faz pena afastá-los da clientela do HU e MEAC.

Anônimo disse...

Irmãos da SAMEAC AGORA mais do que nunca precisamos nos unirmos,precisamos colararmos um no outro .A audiência pública foi marcada para terça feira dia 26 de maio de 2015 as 15hs. Precisamos provar que somos 700 trabalhadores com os nossos empregos ameaçados. Temos que invadir o plenário da assembleia levando no mínimo 300 pessoas. Até aqui o que o MDTS fez foi pensando nesse encontro presisamos URGENTE de representa ção politica o prazo está se esgotando. Agora só vcs podem nos ajudar. 04 ónibus . 02 na meac e 02 no Huwc saindo as 13:30hs para assembleia. Convidem todos que puderem .