Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

terça-feira, 12 de maio de 2015

SAMEAC/MDTS: Evento alinha posicionamentos e amplia a luta pela manutenção dos vínculos com o Complexo Universitário da UFC

Líderes do MDTS, advogado e simpatizantes
O MDTS organizou na manhã desta terça, 12/05, uma reunião com os empregados da SAMEAC que exercem suas atividades no Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), em ato que congregou mais de duzentos trabalhadores e trabalhadoras para alinhar posicionamentos e fortalecer o movimento.
Presença dos trabalhadores superlota a plenária no HUWC
Dá-se continuidade à luta pela visibilização da dignidade de cada uma das pessoas humanas que trabalham na SAMEAC, em seu funcionamento há 51 anos junto à UFC, as quais estão sendo completamente desconsideradas quanto ao valor social do trabalho e à dignidade no tocante à manutenção de seus trabalhos no Complexo Hospitalar.
Advogado do MDTS Clovis Renato esclarece
O Movimento em Defesa dos Trabalhadores da SAMEAC (MDTS) foi criado, de forma autônoma e independente, pelos obreiros que se viram prejudicados pela Portaria nº 208/2015 do Ministério da Educação (MEC), impondo a despedida de todos até 31/12/2015 dos mais de setecentos trabalhadores, para os quais o Poder Público não sinalizou com nenhuma medida de transição ou renovação de convênios com a UFC ou com a EBSERH.
Deputado Estadual Heitor Férrer comparece e apoia
Pelo Brasil, emergem precedentes valorosos como o ocorrido com a FUNPAR (entidade similar à SAMEAC que funciona junto à Universidade Federal do Paraná). No Paraná, em novembro de 2014, um acordo judicial possibilitou que 916 funcionários da Fundação da Universidade Federal do Paraná, Funpar, continuassem atuando por mais cinco anos no Hospital de Clínicas e na Maternidade Escola Victor Ferreira do Amaral. O acordo foi firmado entre o reitor da UFPR, Zaki Akel, e o Procurador do Trabalho, Ricardo Bruel. O acordo evitou uma demissão em massa, que era temida pelos trabalhadores, situação parecida com a vivida hoje pelos empregados da SAMEAC.
Crítica Radical apresenta sua análise
Após a apresentação do histórico da SAMEAC e do modo de formação dos vínculos de empregos dos mais de 700 obreiros pela empregada Valúzia Guedes, o Presidente da CTB/Ceará Luciano Simplício declarou total apoio e manifestou que está junto com o MDTS trabalhando pela manutenção dos vínculos.
Deputado Heitor Férrer saúda o advogado Clovis Renato do MDTS
O advogado do MDTS, Clovis Renato Costa Farias, apresentou suscintamente os pilares jurídicos de sustentação das possibilidades de manutenção dos vínculos, tais como a decisão tomada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) que reconheceu, dia 16/04/2015, a viabilidade da prestação dos serviços desenvolvidos por entidades sociais como a SAMEAC junto ao Poder Público, o acordo firmado com o MPT/Paraná enlaçando a FUNPAR e a UFPR.
Clovis Renato e Keila Camelo
A situação diferenciada ocupada pela SAMEAC, nos seus 51 anos de História com a UFC, as centenas de trabalhadores com dezenas de anos de trabalho, a dificuldade de reinserção dos profissionais no mercado de trabalho, a culpa da Administração Pública em manter tal situação desprezando a dignidade dos trabalhadores, relembrando que em 1988, diversos empregados da SAMEAC foram, inclusive, recebidos como servidores públicos estáveis (art. 19, ADCT da CF/88).
MDTS e advogado Thiago Pinheiro
O Deputado Estadual Heitor Férrer disponibilizou seu mandato em apoio ao MDTS, comprometeu-se a fazer pronunciamento na TV Assembleia durante a reunião do Plenário, bem como a unir-se para a realização de audiência pública transmitida pela Rádio e TV Assembleia da ALCE, como forma de visibilizar o movimento, sensibilizar a sociedade e fortalecer a luta.
Rosa da Fonseca, militante do Crítica Radical, declarou total apoio ao MDTS, sugerindo a realização de atos que tragam a sociedade em geral para favorecer a luta, tais como, a instalação de barraca com atividades de saúde diante do MEAC e do HUWC.
Maria Luiza Fontenele, também do Crítica Radical, ao declarar seu apoio, contatou os líderes e demais interessados para marcarem reunião para alinhamento e reflexão sobre atos políticos para fortalecimento do movimento.

A militante do Crítica Radical sugeriu, de plano, que o MDTS fosse ao Padre da Igreja de Fátima para que amanhã, dia 13/05, durante todas as missas que reúnem milhares de pessoas, fosse pedidos apoios e orações em favor dos trabalhadores da SAMEAC, como forma de chegar à sociedade cearense em geral.
O representante do Deputado Estadual Renato Roseno reiterou o apoio ao MDTS por parte do parlamentar, que está tratando com a Reitoria da UFC sobre o caso e na obtenção da audiência pública.
O MDTS agora segue para tratar com os parlamentares federais, bem como se reunirá com a diretoria da SAMEAC, tentará audiência com o MPF sobre a ação na Justiça Federal no Ceará, cobrará a resposta do legislativo municipal e encaminhamentos após contatos diretos pelos vereadores.
Apoios da luta histórica do MDTS
Na segunda mesa, além do advogado Clovis Renato, da militante da Crítica Radical Rosa da Fonseca e da Representante da SAMEAC Dra. Teresa, usaram a fala os representantes do SINDSAÚDE, do SINDPD e a diretora Keila Camelo do SINTUFCE, manifestando apoio ao MDTS e dispondo sobre suas atuações.
Moção de apoio aprovada pelo CONFASUBRA
Foi marcante a fala da servidora Técnico Administrativa em Educação Keila Camelo (SINTUFCE), uma das delegadas eleitas pelo Estado do Ceará para representar os TAE da UFC no CONFASUBRA, em Brasília, uma vez que lutou para convencer os delegados do Congresso da maior entidade sindical dos servidores públicos TAE nas Universidades para assinarem uma moção de apoio aos empregados da SAMEAC. 
A moção foi conseguida após apresentação e convencimento por Keila Camelo de um áudio e um texto do advogado do MDTS Clovis Renato sobre a situação jurídica da SAMEAC na UFC. Após tal “corpo a corpo” em favor do MDTS, a moção foi aprovada por unanimidade pelos 1248 delegados do Congresso da FASUBRA, sendo encaminhada ao MEC, à UFC, à EBSERH, à SAMEAC, parlamentares federais e outros.
Ao final, após as falas, os membros do MDTS entregaram uma carta de agradecimento aos componentes da mesa com uma camisa em que consta o símbolo do MDTS e Juntos Somos Mais.

Links relacionados:




Clovis Renato Costa Farias
Advogado do MDTS

12 comentários:

Anônimo disse...

Bela:A soma de todos os Sindicatos é muito importante para nós, inclusive o nosso. O que nos deixou na retaguarda, foi um momento infeliz, onde o advogado do SINSAUDE, proferiu discurso contra a nossa causa demonstrando desconhecimento e desapoio a uma causa trabalhista de e processo de exclusão violento que destrói os empregados e suas famílias.

Anônimo disse...

Keila:Quero parabenizar a todos os que fazem parte do MDTS, pelo belíssimo evento de ontem, pelo nível de organização e político dos trabalhadores da SAMEAC.Vcs estão no caminho certo, deixem a EBSERH falar o que ela quiser, ela vai a cada dia perdendo espaço,o importante é ganharmos espaço com esta luta.E Seremos vitoriosos������

Anônimo disse...

Ivana:Parabens aos organizadores do evento. Foi muito lindo. Merecido aplausos. Assim iremos pra frente. Nao deixe de fazer a leitura bíblica. II MACABEUS Cap . 8.

Anônimo disse...

Tersa: Vou compartilhar no face uma foto do Heitor Ferrer apoiando a Sameac. Ele está sendo muito criticado. Quem tiver face e puder comentar que a luta do MDTS é legítima

Anônimo disse...

Teresa:Parabéns a todos que estiveram presentes no evento. Em especial, aos organizadores Val, Eclebio, Rosangela e Tereza Neuma. Ao apoio Raquel, Duarte e Marcia. Aos advogados Clovis e Thiago. Os comentários que ouvi sobre o evento foram os melhores possíveis.

Anônimo disse...

Eclebio:Venho agradecer a todos que direto ou indiretamente, ajudou que nosso evento fosse realizado com todo respeito posivel, pelo o conportamento exemplar de todos os trabalhadores da SAMEAC, foi ondem podemos ver que estamos a frente de nossos representante legal judicialmente que seria o sindicato, deixo aki meu orgolhoso parabens a todos nos que fazemos o MSTS, digo nosso movimentos nao é fulano o sicrano e sim todos nós por que juntos somos mais, parabens a todos.

VIDA, ARTE E DIREITO disse...

Não desacreditar, não desistir, não perder o foco, não deixar de persistir, e nem se dar por vencido, mesmo quando o caminho ficar escuro, quando se trancarem todas as portas a tua frente, e mesmo quando nenhuma mão for estendida à ti. É bem verdade que há momentos em que alguns problemas ou situação parecem insolucionáveis, e que você chegou no seu ponto final. Paciência, Confiança, Resignação, Deus nunca deixa um filho seu a deriva em alto mar. Ele sempre tem uma maneira surpreendente de usar um anjo para nos ajudar e dizer que jamais nos deixaria só e sem respostas.
A palavra para hoje é FÉ.

VIDA, ARTE E DIREITO disse...

Não sou defensor da terceirizacao... sou contra. .. entendo que o caso Sameac é diferente. .. como escrevi na última notícia. .. 51 anos que o governo não lembrou de reconhecer o trabalho social e de pessoas. .. que foram propositalente confundidos com terceirizacao. .. o justo teria sido reconhecer todos os trabalhadores da Sameac em 1988 como servidores. Mas não foi feito e estamos lutando pelas sobras de dignidade e reconhecimento. Clovis Renato

Anônimo disse...

Val:Haverá missa hoje, na igreja são raiumundo em favor dos 701 trabalhadores às 12h oras e às 17 h também

Anônimo disse...

Teresa:A sugestão foi da Maria Luzia porque isto também torna visível o problema. Quem pudef colocar nas intenções da igreja do seu bairro ou pedir ao pastor para fazer uma oração na hora do culto é muito válido.

Anônimo disse...

[8h46 13/05/2015] Sind Cla Keila: Ok, que tal reproduzir uma nota, tipo:" carta aberta a comunidade
Do Rodolfo Teófilo"pedindo o apoio .e conscientizando a comunidade usuária dos hus sobre o que tá acontecendo. O Dr Clovis pode fazer esta carta aberta, falem com ele...Seria bom após a missa distribuir este material

Anônimo disse...

Irmãos da SAMEAC AGORA mais do que nunca precisamos nos unirmos,precisamos colararmos um no outro .A audiência pública foi marcada para terça feira dia 26 de maio de 2015 as 15hs. Precisamos provar que somos 700 trabalhadores com os nossos empregos ameaçados. Temos que invadir o plenário da assembleia levando no mínimo 300 pessoas. Até aqui o que o MDTS fez foi pensando nesse encontro presisamos URGENTE de representa ção politica o prazo está se esgotando. Agora só vcs podem nos ajudar. 04 ónibus . 02 na meac e 02 no Huwc saindo as 13:30hs para assembleia. Convidem todos que puderem .