Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sábado, 27 de junho de 2015

DIRIGENTE SINDICAL É PRESO EM MANIFESTAÇÕES PELO DIREITO A MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO

Motoristas e cobradores de ônibus de Fortaleza devem deflagrar greve geral no próximo dia 1º de julho. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário (Sintro-CE), Domingo Neto, fez o anúncio durante paralisação realizada na manhã de ontem, no Terminal do Papicu. De acordo com ele, as negociações não avançam e o sindicato “não vai mudar proposta”. Durante o ato, houve a prisão do coordenador da executiva estadual da Central Sindical Popular Conlutas (CSP-Conlutas), José Batista Neto, e a apreensão de um veículo do sindicato.
Dr. Gérson Marques (Coordenador da CONALIS/MPT), Dr. Thiago Pinheiro (COMSINDICAL OAB/CE) compareceram em defesa da Liberdade Sindical 
Segundo informações da Superintendência da Polícia Civil, para onde o dirigente sindical foi conduzido, a prisão foi em flagrante por: atentado contra a liberdade de trabalho; paralisação de trabalho de interesse coletivo; atentado contra a segurança de outro meio de transporte; e desobediência a ordem judicial que determina que, em manifestação ou paralisação, não pode haver bloqueio de via pública. Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ontem, ele bloqueou o acesso ao terminal com uma Kombi, impedindo o fluxo dos ônibus. (Fonte jornal opovo).
Advogados da CSP-Conlutas e OAB
Em nota, o Sintro e a CSP-Conlutas manifestou repúdio à “criminalização da luta e dos lutadores sindicais do Ceará, com a detenção arbitrária do dirigente sindical”. Na nota, o Sintro defende que, por trás da prisão, “reside o intuito de intimidar os trabalhadores rodoviários e impedir que sua luta evolua até a greve. A paralisação é parte do calendário de luta da categoria, definido em assembleia, realizada no dia 13 de junho. A decisão dos trabalhadores ocorreu após o SINDIÔNIBUS, em uma postura intransigente, se retirar da mesa de negociação e anunciar que não atenderá nenhuma das reivindicações da categoria referente à campanha salarial. Além disto, a entidade patronal faltou a uma tentativa de mediação convocada pela Câmara Municipal de Fortaleza no dia 19 deste mês. O que prova seu desinteresse pra dialogar com os trabalhadores. Fica clara a tentativa de criminalização do movimento sindical através da judicialização de medidas que impedem o livre exercício do direito de organização dos trabalhadores e a perseguição de lideranças sindicais.” (Fonte http://sintroce.com.br/nota-a-sociedade-lutar-nao-e-crime-entidades-denunciam-detencao-de-dirigente-sindical/).
Entidades sindicais estiveram presente em solidariedade ao dirigente sindical. O Coordenador Nacional da Conalis/MPT e Procurador do Trabalho, Dr. Gérson Marques e o Presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB/CE, Dr. Thiago Pinheiro de Azevedo também compareceram no local onde o dirigente estava detido.

Thiago Pinheiro de Azevedo

Presidente da COMSINDICAL OAB/CE

Nenhum comentário: