Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Sem PARIDADE, servidor não vota na UFC

Eleição - 70% 15% 15% - para reitor, servidor não vota!
Nesta quinta-feira (18/06), os servidores protestam por DEMOCRACIA na UFC. A concentração será no pátio da Reitoria, às 7h30; na entrada principal do Pici, também às 7h30; e no  HUWC e MEAC, às 7 horas. O Sintufce convoca todos os técnico-administrativos da UFC a não comparecerem às urnas nesta eleição para Reitor da UFC, que utilizará, mais uma vez, o sistema antidemocrático 70% 15% 15%, em que o voto dos técnico-administrativos e alunos é meramente simbólico.
Entenda e abrace esta luta!

A campanha a favor de eleições paritárias para reitor, no âmbito das Instituições Federais de Ensino, tem como principal objetivo o chamamento da comunidade universitária e de todos os setores da sociedade para se unirem em defesa de eleições paritárias no processo de escolha do reitor, contribuindo, assim, para o fortalecimento da democracia interna nessas Instituições. A sociedade civil precisa conhecer e discutir melhor o que acontece nas entranhas e nos bastidores dessas instituições, que representam um investimento alto custeado pela população.
Os três segmentos que estruturam as universidades – alunos, servidores técnico-administrativos e docentes, possuem e desenvolvem responsabilidades que se completam para dar conta do fazer institucional, cada um no seu lugar, cada qual na sua função, mas unidos e imbuídos em um só propósito: oferecer à sociedade brasileira os preceitos teóricos e práticos fundamentais para o seu desenvolvimento, nas suas mais variadas demandas. As universidades federais são entidades públicas pluridisciplinares, de formação de quadros profissionais de nível superior de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, tornando-se, por conseguinte, centros de criação, transmissão e difusão da cultura, da ciência e da tecnologia.
De 57 universidades federais, 37 (68%) delas avançaram e determinaram eleições paritárias para seus dirigentes máximos, aplicando a sua autonomia legalmente garantida pela Constituição Brasileira, e firmando-se como entidades de prática democrática, o que, infelizmente, não é o caso da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e Universidade Federal do Cariri (UFCA), que estão na contramão desse avanço e, vergonhosamente, mancham a democracia arduamente conquistada pelo povo brasileiro.
É minimamente indigno e estranho que os votos dos docentes valham 70 vezes mais do que os votos dos estudantes (15%) e dos técnico-administrativos (15%).
Em pleno século XXI, é absurda a postura da UFC de estabelecer a desigualdade entre os três segmentos universitários, conferindo-lhes graus de importância maiores e menores com superpoderes para uns e muita obediência para outros. A Universidade existe em função do aluno, que por sua vez depende dos ensinamentos dos docentes e do trabalho técnico dos servidores.
Sem aluno não há universidade, sem docente e técnico-administrativo também não. Então, se um existe em função do outro, qual o motivo dessa visão atrasada e injusta? É um terço de importância para cada um. É democracia e matemática pura.
Apelamos, portanto, para o bom senso dos reitores e para os conselheiros que compõem os órgãos de deliberação máxima de suas instituições, com o olhar crítico da sociedade, que apaguem de uma vez por todas essa mancha e façam um gesto de grandeza, como grandes que são, de estabelecer eleições paritárias para a escolha de seus próximos reitores. Se cada segmento cumpre com sua parte na construção do todo, essa parte tem que ser tratada igualitariamente, a começar pelo voto paritário para escolha do seu dirigente máximo, o reitor.
Fonte: http://www.sintufce.org.br/index.php/noticias/item/1213-paridade-ja

Nenhum comentário: