Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

IV Encontro do Coletivo de Saúde Mental e Supervisão Clínico Institucional da Rede de Atenção Psicossocial do Ceará (Raps-Ce)

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde (Ceats) promoveu o IV Encontro do Coletivo de Saúde Mental e Supervisão Clínico Institucional da Rede de Atenção Psicossocial do Ceará (Raps-Ce). O evento aconteceu na sexta- feira, 18 de setembro, no Instituto Brasileiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação (Ibesti), situado na Rua Dr. José Victor, nº 85, Bairro de Fátima, de 8h às 12h e teve como tema: "A Saúde do Trabalhador nos Processos de Trabalho em Saúde Mental da Raps do Ceará e sua Interface com a Supervisão Clínico Institucional".
O evento é parte integrante do Curso de Aprofundamento em Supervisão Clínico Institucional da Raps-Ce, que acontece de agosto a outubro de 2015 Com carga horária de 60 horas, o curso é uma complementação do processo de formação promovido pela Escola de Supervisores Clínico Institucional (ESCI) do Ceará e tem como objetivo apoiar a trajetória de construção do processo ensino-aprendizagem no exercício da função de supervisor clínico institucional, aprofundando as dimensões teórica, metodológica e política da atenção à saúde mental.
Como proposta importante, de extensão, O IV Módulo buscou promover o fortalecimento do Coletivo de Saúde Mental e Supervisão Clínico Institucional, aberto à comunidade e à organização civil, momentos de reflexão para a construção da atenção psicossocial territorial, no cumprimento dos princípios da Reforma Psiquiátrica e na melhoria da qualidade da Atenção e da Gestão em Saúde Mental no Sistema Único de Saúde (SUS), focando neste debate a Saúde Mental dos Trabalhadores nos processos de trabalho.
O IV Encontro contou como palestrastes convidados: o Dr. Clovis Renato Costa Farias, advogado, Especialista em Direito do Trabalho, mestre em Direito Constitucional e doutorando em Direito pela UFC, integrante da Comissão Sindical da OAB; Mabel Melo Sousa, Psicóloga, mestre em Psicologia pela UFC e Coordenadora do CEREST Horizonte e como mediador do debate:  Paulo Henrrique Dias Quinderé doutor em Saúde Publica pela Associação Ampla AA UECE/UFC/UNIFOR.
Os Encontros do Coletivo de Saúde Mental e Supervisão Clínico Institucional são abertos à comunidade, constituem-se enquanto ferramenta potente da análise crítica coletiva, acerca de temas centrais da Atenção Psicossocial e sua interface com os processos de Supervisão Clínicos Institucional. O Próximo encontro acontecerá no dia 02 de outubro de 2015, no mesmo local e horário e terá co o tema "Dilemas contemporâneos do adoecimento psíquico e os novos desafios para a atenção psicossocial”
O Curso, bem como o Coletivo têm atualmente como Coordenadores: Paulo Henrrique Dias Quinderé; Maria de Fátima Duarte Bezerra e Talita de Lemos Araújo

Maria de Fátima Duarte Bezerra

Um comentário:

Guiomar Tavares disse...

Foi uma manhã de grande valia e esclarecimentos do quanto as pessoas adoecem psiquicamente com os vícios, as (im)perfeições dos trabalhos executados com tanta maestria e zelo. Os encontros do coletivo nos remetem à um espaço de discussões das práticas cotidianas em Saúde Mental que deveriam está presente nos dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial construindo a intersetorialidade que sonhamos. Parabéns a todos que estão envolvidos nesse coletivo e aos convidados.