Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

História: Diários Associados de Assis Chateaubriand aos dias atuais

Diários Associados, também conhecidos como Condomínio Acionário dos Diários e Emissoras Associados, ou simplesmente D.A., são o terceiro maior conglomerado de empresas de mídia do Brasil. A corporação já foi a maior da história da imprensa no Brasil.
Os Diários Associados têm como missão contribuir para a construção de uma sociedade justa e democrática com a produção e distribuição de informação e entretenimento de qualidade. Busca, ainda, promover o desenvolvimento, apoiar a livre iniciativa, estimular a educação, debater os grandes temas nacionais e preservar os valores regionais.

Diários Associados no Brasil
A trajetória dos Diários Associados começou em 1924 quando o jornalista Assis Chateaubriand investiu em O Jornal publicação que circulava no Rio de Janeiro. Empreendedor, Chatô, como era conhecido, tinha apenas 32 anos quando fundou o grupo. Com o sonho de integrar os brasileiros por meio dos veículos de comunicação, adquiriu outras empresas de mídia impressa, rádio e televisão e o grupo se tornou um dos mais importantes do Brasil. Em 1928, fundou a empresa gráfica O Cruzeiro e, em 1934, adquiriu a revista A Cigarra. Em Minas, desde 12 de maio de 1929, já existia o jornal Estado de Minas. Pouco tempo depois, em 1931, nascia o Diário da Tarde. Chatô fundou ainda, no Rio de Janeiro, a Agência Meridional e a Rádio Tupi. A elas se juntaram a Rádio Tupi de São Paulo, e a rádio Educadora, rebatizada de Tamoio, no Rio.
A televisão veio em 1950: a TV Tupi de São Paulo, primeira emissora da América Latina. Em Minas fundou as rádios Guarani e Mineira e, na década de 50, a TV Itacolomi. A TV Alterosa foi adquirida posteriormente e agregada ao grupo mineiro. Antes de falecer, Chateaubriand criou o Condomínio Acionário e distribuiu as cotas das empresas para 20 amigos, entre eles vários dirigentes dos veículos de comunicação do grupo, e seus filhos. Eles passaram a ser condôminos, respondendo pela posse das empresas.
O número de condôminos não pode aumentar e quando algum vem a falecer outro executivo é eleito para ocupar sua vaga no condomínio. Ousadia, modernidade e espírito nacionalista foram fundamentais para a criação de diversos veículos que colaboraram para o desenvolvimento econômico e social do país, entre eles a TV Tupi, primeira emissora de televisão brasileira. A trajetória ultrapassa os limites dos fatos que geraram um grupo de comunicação composto por empresas de diversos segmentos: jornais, emissoras de rádio e televisão, revistas, portais de internet e uma fundação. Os Diários Associados revolucionaram a comunicação no Brasil, não apenas registrando história, mas fazendo história.
Diários Associados em Minas
A oportunidade de possuir um jornal dos Diários Associados em Minas Gerais chegou em 1929, com a compra do O Estado de Minas. Fundado em 1928, o jornal estava passando por dificuldades financeiras e poderia ter seu controle negociado. Em 14 de maio de 1929, o jornal circulou como integrante dos Diários Associados, embora a transferência oficial só aconteceu em 15 de julho de 1930. O segundo veículo do grupo em Minas foi o vespertino Diário da Tarde, fundado em Belo Horizonte, em 1931, pelo jornalista Newton Prates.
A capital mineira ganhou mais um jornal, numa época em que os problemas locais ganhavam maiores dimensões. A população crescia consideravelmente. Apresentando-se como um jornal moderno e com um programa editorial simples o Diário da Tarde não negou, desde a primeira edição, seu caráter de extensão natural do Estado de Minas. Depois dos jornais, os Diários Associados incorporaram uma rádio. Em 22 de novembro de 1942, a rádio Guarani, fundada em 1934, passou a fazer parte do grupo. Até 30 de abril de 2015, a emissora ocupou posição de liderança dentro dos segmentos A/B, atingindo o público de maior potencial sociocultural. Aos jornais e rádio seguiu a televisão.
Em 8 de novembro de 1955, em Belo Horizonte, com a presença de Chateaubriand, nasceu a TV Itacolomi, um marco nas comunicações, retirada inexplicavelmente do ar por um gesto de repressão do governo militar. Em 1964, o grupo adquiriu a TV Alterosa, fundada dois anos antes, a segunda maior audiência em Minas, atingindo via satélite praticamente todos os municípios do Estado.Mais do que investir em jornais, rádios e tevês, Assis Chateaubriand estabeleceu uma ligação profunda com Minas Gerais e seus veículos de comunicação.
Marca
Conglomerado de mídia
Atualmente, o grupo conta com 50 veículos de comunicação:
9 jornais e 5 revistas
12 rádios
8 emissoras de televisão sendo 5 afiliadas do SBT, (Rede Alterosa e emissoras componentes), 1 afiliada da Rede Record (TV Clube), 1 afiliada da Rede Bandeirantes (TV Clube João Pessoa) e 1 afiliada da RedeTV! (TV Brasília). Essa última chegou a ser vendida pelo grupo em 21 de junho 2001, mais foi readquirida.[20] em 23 de janeiro de 2008.[21]
4 portais e outros 14 sites
1 fundação e outras 7 empresas
Bibliografia
Referências
Ir para cima Os Diários Associados lançam nova marca
Ir para: a b Associados adquirem TV Brasília
Ir para cima Grupo Associados adquire 50% do capital acionário da TV Brasília PortalImprensa. (Janeiro, 2008)
Ir para cima TV Brasília de volta aos Diários Associados Clube online. ( 28 de Janeiro, 2008)
Ir para cima Diários Associados comemoram 85 anos de fundação do grupo
Ir para cima Vitória dos Associados
Ir para cima TV Clube será afiliada da Record em Pernambuco a partir de janeiro
Ir para cima TV Clube agora é afiliada da Rede Record
Ir para cima Diários Associados fecham jornais na Paraíba e demitem dezenas de trabalhadores
Ir para cima Grupo Diários Associados compra 50% da revista Encontro
Ir para cima Rádio Globo estreia em fevereiro
Ir para cima TV Brasília traz nova forma de contar notícias e propõe interação com o Correio
Ir para cima Rádio Clube FM estreia dia 08 de outubro em Goiânia
Ir para cima Hapvida adquire Diários Associados Nordeste e monta Sistema Opinião
Ir para cima Noblat, Ricardo (23-12-2014). Diários Associados vendem seus veículos no Nordeste Blog do Noblat - O Globo. Visitado em 30-12-2014.
Ir para cima Noblat, Ricardo (24-12-2014). Maranhão fica de fora da venda de veículos dos Diários Associados Blog do Noblat - O Globo. Visitado em 30-12-2014.
Ir para cima Cade aprova venda do controle de empresas dos Diários Associados. Valor Econômico (19-01-2015). Visitado em 20-01-2015.
Ir para cima Redação (16-01-2015). TV Clube e Borborema são vendidas à grupo de Comunicação Antena Crítica. Visitado em 17=01-2015.
Ir para cima Fernandes, Teresa (19-01-2015). Hapvida controla holding no Nordeste O Povo. Visitado em 20-01-2015.
Ir para cima http://www.curadoeassociados.com.br/media_online/janeiro08/31/31_01.htm#estadoc
Ir para cima Associados adquirem TV Brasília
Ir para cima Diários Associados lançam site Superesportes
Ir para cima Leitores aprovam o novo DIÁRIO
Ir para cima História - Conheça alguns detalhes da história do Diário do Paraná Caderno G - Jornal Gazeta do Povo - acessado em 18 de dezembro de 2011
Ir para cima Exclusivo: Clube FM passa a ser transmitida também no AM

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: