Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

História: João Calmon o autor da campanha para a criação da MEAC

João Calmon (1916-1999)
Advogado e jornalista, João Calmon foi parlamentar por 32 anos. Exerceu mandatos de deputado federal por duas legislaturas e de senador por três). Foi no Senado que apresentou a PEC 24/83, que estabeleceu recursos para a Educação e ficou conhecida por Emenda Calmon.
João de Medeiros Calmon (Colatina, 7 de setembro de 1916 – São Paulo, 11 de janeiro de 1999) foi um advogado, jornalista e empresário brasileiro que no exercício da atividade política foi deputado federal e senador pelo Espírito Santo.
Biografia
Descendente de tradicional família baiana onde se destacaram o Marquês de Abrantes e Pedro Calmon, é filho de Augusto Pedrinha Du Pin Calmon e Virgínia de Medeiros Calmon. Advogado formado pela Faculdade Nacional de Direito, começou a trabalhar como jornalista nos Diários Associados na condição de repórter do Diário da Noite até ser transferido para Fortaleza onde dirigiu o Correio do Ceará. Entre 1940 e 1946 trabalhou na expansão do grupo ao adquirir diferentes emissoras de rádio e também jornais, fato que o guindou à direção regional do conglomerado para o Norte e o Nordeste do Brasil. Chamado ao Rio de Janeiro por Assis Chateaubriand, dirigiu sucessivamente a Rádio Tamoio, a Rádio Tupi e a TV Tupi. Mais tarde se tornou diretor-geral e a seguir vice-presidente do grupo mesmo com a transformação deste em um condomínio.

Em meio à sua atividade profissional ingressou na política pela legenda do PSD e foi eleito deputado federal em 1962. Opositor indormido do governo João Goulart, ainda assim foi preterido por Pedro Aleixo como candidato a vice-presidente na chapa do General Costa e Silva pelo comando da ARENA sendo reeleito deputado federal em 1966. Eleito senador em 1970, e indicado senador biônico para um novo mandato em 1978, apresentou ao Congresso Nacional uma emenda destinando percentuais fixos de investimento em educação pela União (18%) e pelos estados e municípios (25%). Batizada com seu nome, tal proposição viria a ser aperfeiçoada com o tempo.
Extinto o bipartidarismo pelo governo João Figueiredo em 1979, João Calmon migrou para o PDS e por fim para o PMDB sendo reeleito senador em 1986. Ao final de seu terceiro mandato retirou-se da vida pública e passou a trabalhar no Instituto Legislativo Brasileiro.

Ligações externas
Página oficial do Senado Federal Acesso em 21 de julho de 2009.
Página oficial da Câmara dos Deputados Acesso em 21 de julho de 2009.
Acervo digital da Revista Veja Acesso em 21 de julho de 2009.

Fonte: Wikipédia

Um comentário:

Anônimo disse...

SOLIDARIEDADE AOS 700 TRABALHADORES(AS) DO HOSPITAL E MATERNIDADE DA UFC AMEAÇADOS DE DEMISSÃO.
REUNIÃO NESTA QUARTA. VAMOS LÁ, GALERA!
Companheiros(as)
Nesta quarta-feira, 03.01, às 16 horas, na Faculdade de Arquitetura da UFC, haverá uma reunião com várias entidades, integrantes de movimentos sociais e demais pessoas interessadas com o objetivo de discutir uma ampla campanha contra as demissões de cerca de 700 trabalhadores(as) do Hospital das Clínicas e Maternidade Escola da UFC, bem como de solidariedade aos 111 funcionários que, por decisão da reitoria, estão sem receber salários desde outubro, assim como o 13º, vales-transporte e vales-refeição.
Durante Audiência de Conciliação realizada no dia 27/01 na Justiça do Trabalho a UFC negou a possibilidade de um acordo amigável para prorrogar os contratos. O reitor não pensa em entendimento. Ele quer mais demissão. E a data está marcada: 18 de fevereiro. O Juiz da 7ª Vara da Justiça do Trabalho, Dr. Antônio Fortuna, marcou uma nova audiência para o dia 30 de março. (ver ata da audiência enviada em e-mail anterior).
A reunião objetiva também abrir uma discussão mais ampla sobre o questionamento ao papel da EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares no que se refere à Autonomia Universitária e aos Hospitais Universitários como unidades de Ensino, Pesquisa e Extensão.
A principal proposta é a convocação de uma Assembleia Geral da Comunidade Universitária para uma tomada de posição contrária à decisão do reitor de demitir os trabalhadores do Complexo Hospitalar. Outras propostas serão apresentadas na oportunidade.
Confiantes de contarmos com essa solidariedade, subscrevemo-nos.
Atenciosamente,
MDTS – Movimento em Defesa dos Trabalhadores da Saúde (SAMEAC/UFC)
Crítica Radical
______________________________________________________
Contatos:
Rosa Fonseca – 988166254; Teresa Neumann – 988818172. Rosângela Saldanha – 987996663.. Advogados: Clovis Renato (OAB/Ce 20.500) Cel: (85) 99901.8377; Thiago Pinheiro (OAB/Ce 19.279) Cel: 99627.3752 / 98723.2755.