Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Estudantes da UFC definem novas ocupações contra PEC do teto de gastos

Debate sobre a PEC e Direitos Sociais - Socióloga Rosi Cruz, Advogado Clovis Renato
Além da Faced e Geografia, prédios de mais cursos estão sendo ocupados nesta segunda-feira, 7. O vice-reitor da UFC informa que os universitários não receberão faltas, e as aulas devem ser repostas
Estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) definem novas ocupações, nesta segunda-feira, 7. Além da Faculdade de Educação (Faced) e Geografia, começaram a ser ocupados os prédios dos cursos de Design, Arquitetura e Urbanismo (DAU), Engenharia de Pesca, Biologia, Letras e Psicologia. A paralisação de aulas faz parte de movimento nacional contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que estabelece um teto para os gastos públicos nos próximos 20 anos, a reforma do ensino médio e corte de gastos na educação.
PECs, Constitucionalidade e retrocessos - Socióloga Rosi Cruz, Advogado Clovis Renato, Prof. Nilton, estudantes

A estudante de Arquitetura e Urbanismo, Bárbara Xavier, contou que a ocupação de seu curso foi iniciada nesta tarde. A universitária disse que mais informações serão repassadas posteriormente, em posicionamento integrado com as outras ocupações do Campus Benfica.
Os alunos dos cursos de Ciências Sociais, Biblioteconomia e Química fazem assembleias às 18 horas, no Centro de Humanidades III e Departamento de História, respectivamente.
A ocupação do prédio da Faced impediu realização do Enem, no último fim de semana. O prédio da Geografia, apesar de ocupado desde terça-feira, 1º, não era local de prova do exame.

Reitoria
Ao O POVO, o vice-reitor da UFC Custódio Almeida disse que teve reuniões com representantes dos estudantes, servidores e professores, além de membros do Diretório Central de Estudantes (DCE), Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Sintufce) e Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFCE).
Auditório da ZOOTECNIA no Campus do Pici UFC lotado

Ele afirma que os estudantes não serão prejudicados com a paralisação recebendo faltas, e todas as aulas serão repostas."No momento em que as ocupações inviabilizam as aulas e atividades, elas passam a ser atividades que precisam ser repostas e nós iremos garantir que isso aconteça sem prejuízos acadêmicos para os alunos que estão em ocupação ou estudam nos departamentos ocupados. A ideia é que logo apos a greve a gente proponha e aprove um novo calendário”, disse.

Custódio considera o movimento legítimo e diz que o momento é de "dialogar com todas as representatividades". No entanto, ele pondera que o posicionamento oficial da UFC será emitido após reunião com o Conselho Universitário.''É preciso que a gente tenha a dimensão da pluralidade, não é um movimento homogêneo e há uma exigência forte de muito diálogo", frisa.
Estudantes da Comunicação declararam apoio à greve discente (Foto: Mateus Dantas/O POVO)
Ato
Os estudantes da Comunicação declararam apoio à mobilização, e uma assembleia nesta quarta-feira, 9, definirá a ocupação do prédio. Com tambores e gritando palavras de ordem contra o presidente Michel Temer, um grupo de alunos fez ato no prédio do curso, durante a tarde desta segunda-feira, 7.

Fonte: http://www.opovo.com.br/noticias/fortaleza/2016/11/estudantes-da-ufc-definem-novas-ocupacoes-contra-pec-do-teto-de-gastos.html

Sobe para 24 número de ocupações na Universidade Federal do Ceará
Seis cursos de graduação aderiram ao movimento nesta terça-feira (8).
Ocupação dos estudantes começou no dia 3 de novembro.
Subiu para 24 o número de cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) ocupados por estudantes. Em assembleia realizada nesta quarta-feira (8), alunos do Centro de Ciências Agrárias (CCA), que engloba seis cursos, também aderiram ao movimento.

Conforme o Diretório Central dos Estudantes (DCE), o movimento é em protesto contra a lei 55 -antiga PEC 241 - e por melhorias na educação. O ato segue as manifestações de ocupação que ocorrem em vários estados brasileiros.
Segundo o DCE, os estudantes dos cursos de agronomia, zootecnia, gestão de políticas públicas, engenharia de pesca, engenharia de alimentos e economia ecológica, que integram o CCA, decidiram ocupar os departamentos, que ficam localizados no Campus do Pici. Na quarta-feira (9), os cursos realizarão reuniões para decidirem o futuro do movimento.

Também estão ocupados os departamentos dos cursos de: ciências sociais, pedagogia, letras, biblioteconomia, história, psicologia, arquitetura, gastronomia, teatro, dança, cinema, filosofia, design e moda, jornalismo, publicidade, geografia, biologia e geologia.
Guarda da UFC

A greve dos estudantes foi declarada na última semana, no dia 3 de novembro. Além de serem contra a PEC 55, os participantes reivindicam uma guarda da UFC que atue na integridade dos estudantes (atualmente eles são guardas patrimoniais) e efetivação de obras em campi da UFC no interior do Ceará.


Fonte: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2016/11/sobe-para-24-numero-de-ocupacoes-na-universidade-federal-do-ceara.html

Nenhum comentário: