Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Senado: Audiência pública da Comissão de Direitos Humanos - Diretores do Sintufce discutem gestão da EBSERH


Na manhã de hoje (23/11), as diretoras do Sintufce, Keila Camelo e Maryane Barros, juntamente com o assessor Jurídico da instituição, Dr. Clóvis Renato Farias, participaram de audiência pública, em Brasília, promovida pela Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, para discutir "EBSERH - Uma ofensa à autonomia universitária e à formação acadêmica dos profissionais das áreas da saúde".



Na ocasião, a coordenadora Geral do Sintufce, Keila Camelo, falou sobre o caos que a EBSERH vem causando aos Hospitais Universitários (Hus) do Ceará. “Para nós é uma tristeza ver a realidade em que se encontra o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), ambos com problemas sérios de reformas inacabadas, filas quilométricas de marcação de exames, pacientes neurológicos que não conseguem ser atendidos sem antes passar por uma fila nos postos de saúde, falta de verba para custeio de cirurgias e medicação, além das atitudes arbitrárias que a EBSERH executa dentro dos HUs sem ciência do Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), como foi o caso da suspensão dos transplantes hepáticos e o confisco dos reajustes dos Adicionais por Plantão Hospitalar (APHs) dos servidores do Regime Jurídico Único (RJU), avaliou”.

A coordenadora também fez um apelo solicitando que “a Lei 12550/11, que criou a EBSERH, seja revogada e que os Hospitais Universitários sejam devolvidos à gestão da Universidade Federal do Ceará (UFC)”.

O assessor Jurídico do Sintufce, Dr. Clóvis Renato, fez uma síntese sobre a situação em que se encontram os trabalhadores da SAMEAC após a substituição pelos empregados da EBSERH, e sugeriu como encaminhamento uma proposta de acordo com o novo presidente da EBSERH, Kleber de Melo Morais.

Dossiê “O Caos no HUWC e na MEAC após a EBSERH”
O Sintufce foi a primeira instituição a preparar um dossiê revelando todo o caos que a EBSERH tem causando aos Hospitais Universitários do Ceará, inclusive, servindo de referência para outros sindicatos elaborarem suas denúncias.

Com mais de 100 páginas, o Dossiê reúne as dificuldades enfrentadas pelo HUWC e MEAC, que vão desde a falta de medicamentos a problemas na infraestrutura. Além disso, traz um resumo de todas as notícias negativas que a imprensa local e nacional divulgou sobre a EBSERH.
Entrega do Dossiê ao procurador do TCU
Em junho de 2016, as diretoras do Sintufce, Keila Camelo e Heveline Ribeiro, participaram de uma audiência no Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a situação e gestão da EBSERH nos Hospitais Universitários Brasileiros.
Na oportunidade, Keila Camelo revelou a má administração da EBSERH nos HUs do Ceará e entregou ao procurador do TCU, Júlio Marcelo, o Dossiê elaborado pelo Sintufce.
A participação do Sintufce nessa audiência foi um convite da coordenadora Geral do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação da Universidade de Brasília (Sintfub).
Escrito por Camila Albuquerque
Fonte: http://www.sintufce.org.br/noticias/478-audiencia-publica-da-comissao-de-direitos-humanos-diretores-do-sintufce-discutem-gestao-da-ebserh

Nenhum comentário: