Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

terça-feira, 17 de junho de 2014

Fazenda Modelo: Espaço Cultural Chico Xavier


No dia 13 de março de 2010 foi inaugurado o Espaço Cultural Chico Xavier na Fazenda Modelo, em Pedro Leopoldo, onde Chico trabalhou como escriturário entre 1930 até o final dos anos 1950.
Parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais, a Federação Espírita Brasileira (FEB) e a União Espírita Mineira (UEM) o Espaço Cultural preserva a antiga edificação da Fazenda Modelo e a sala onde Chico Xavier trabalhou.

Neste espaço encontra-se um hospital espiritual em funcionamento
“Algumas de suas obras foram psicografadas ali, por isso, não há como perder de vista a dimensão cultural e histórica do espaço”, destaca a pró-reitora de Extensão, Ângela Dalben.

Sala em que Chico Xavier psicografou 'Paulo e Estevão' 
A FAZENDA MODELO E CHICO XAVIER
Em 1918 é instalada em Pedro Leopoldo a Fazenda Modelo, como parte de uma iniciativa Federal de fomento à agropecuária e que tornou Pedro Leopoldo referência nacional de gestão e produção agropecuária.
 
Painéis espalhados pelo memorial
Construída nos moldes da arquitetura inglesa, grande parte de suas instalações ainda resistem ao tempo e as lendas que foram formando-se em torno delas. Um ilustre cidadão de Pedro Leopoldo, foi, durante muito tempo, funcionário desta Fazenda Modelo: Chico Xavier. Este, considerado em eleição estadual, o Mineiro do Século.

Veja também:

Espiritualidade: Centro Espírita Luiz Gonzaga (O 1º Centro Espírita fundado por Chico no local em que ele nasceu): http://vidaarteedireitonoticias.blogspot.com.br/2014/06/espiritualidade-centro-espirita-luiz.html     


Chico Xavier e Uberaba


Túmulo de Allan Kardek - Cemitério do Père-Lachaise (Paris/França)


KARDEC: Espiritismo é religião... tríplice aspecto (Filosofia, Ciência e Religião)


Fonte: http://200.165.62.92/index.php/m-cidade/36-c-historia/49-a-fazenda-modelo-e-chico-xavier
Fotos: Clovis Renato Costa Farias

Um comentário:

Anônimo disse...

Lindo tudo isso que vc vivenciou,mais como sempre falo es um merecedor,fico muito feliz vendo que ti tornas uma grande pessoa em tudo que fazes...Deus esteja sempre contigo...